top of page

Mindfulness - uma filosofia oriental redescoberta no ocidente


Mindfulness é uma tradução para o inglês da palavra SATI que significa “a capacidade de se lembrar”. É a ideia é de estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, mente, em nossos pensamentos e emoções. Ou seja, de nos lembrarmos de prestar atenção, a ter consciência de nós mesmos.

Abaixo traduzi um artigo do jornal THE GARDIAN escrito por Matthew Jenkin que traz uma perspectiva muito interessante do trabalho de MINDFULNESS com crianças:

Budistas tem praticado mindfulness (atenção plena) há mais de 2000 anos, mas a técnica de se concentrar no momento presente há muito tempo foi rejeitada por cientistas como um modismo da Nova Era. Agora, porém, o Ocidente está finalmente acordando para os benefícios da meditação oriental e as escolas estão descobrindo uma dose diária de reflexão silenciosa não só pode acalmar uma sala de aula, mas pode melhorar o desempenho acadêmico.

Nos últimos anos, a ciência médica descobriu a extensão em que mindfulness pode ajudar a tratar uma série de condições mentais, de estresse para a depressão. Enquanto a maioria dos estudos tem focados em adultos, uma nova pesquisa mostra que mindfulness pode melhorar a aumentar a saúde emocional, social e física e mental e bem-estar dos jovens. Incrivelmente, neurocientistas verificaram que essa prática a longo prazo altera a estrutura e função do cérebro melhorando a qualidade tanto do pensamento e sentimento.

Não é nenhuma surpresa, portanto, os professores estão cada vez mais interessado nos potenciais benefícios da “atenção plena” para os alunos.

Caroline Woods leciona nas séries 1 e 2 da escola primária Dharma em Brighton e começa sua aula a cada dia com alguns minutos de prática silenciosa de mindfulness. Ela diz que conseguir que as crianças sentem-se quietas e em silêncio não é a luta que você possa imaginar. Na verdade os alunos ficam ansiosos por um tempo quando tudo o que tem a fazer é parar, ter calma e ouvir.

Embora o ensino nesta escola se baseie em valores budistas, Mata insiste que a prática não se refere a religião ou filosofia, é uma forma de ganhar o controle de seus pensamentos e emoções negativas. Essas habilidades não só ajudam os jovens a lidar com o estresse acadêmico, mas permitir-lhes lidar melhor com as dores do crescimento e vida do dia-a-dia e as pressões de fora dos portões da escola.

"Todo o processo de mindfulness tem o efeito em cadeia de tornar as pessoas mais receptivas e abertas", explica Woods. "O que estamos tentando fazer é ajudá-los a se tornarem mais conscientes de si sem exercitar o autojulgamento. No momento em que os alunos saem no sexto ano, eles têm uma inteligência emocional e um conjunto de habilidades que realmente os equipam para lidar vem com os eventos do dia a dia".

A forma mais comum da prática de mindfulness envolve de sentar e seguir a respiração. Ela pode ser adaptada para se concentrar em comer, ouvir música ou caminhar a pé. A chave é encontrar uma técnica que mais atrai os alunos.

De acordo com Katherine Weare, professora emérita do Centro de Transtorno de humor das Universidades de Exeter e Southampton, uma das formas mais úteis de praticar mindfulness é fazer uma pausa bem pequena no meio de tudo o que você está fazendo. Isso pode ser feito na escola, convidando os alunos a parar o que estão fazendo, fechar os olhos e reconhecer o que está acontecendo em seu corpo e mente no momento. Em seguida, concentrar-se na respiração e realmente sentir uma sensação de contato com o chão. Pode levar apenas dois minutos, mas uma vez realizado, os alunos, frequentemente, estão prontos para seguir em frente de uma forma muito mais calma.

Weare, que está trabalhando com a equipe da Universidade de Exeter e em outros lugares no Reino Unido para desenvolver a mindfulness nas escolas, descreve a prática como "o WD40 da educação", ajudando os alunos a encontrar o foco necessário para alcançar seus objetivos acadêmicos. A evidência, diz ela, como resultado é que o os testes das crianças melhoram, comparando aquelas que podem sentar e respirar por alguns minutos antes de um exame com aqueles que não o fazem.

Qualquer programa de atenção plena na escola deve, no entanto, começar com os professores. Claire Kelly é gerente de operações do projeto de Mindfulness nas Escolas que oferece treinamento e recursos para os professores. Ela diz que é vital que o professor incorpore a prática par os alunos seguirem o exemplo.

"Se você não está vivendo os princípios da Mindfulness, as crianças vão saber, e eles serão muito cínicos e você provavelmente vai exclui-los do processo", diz ela. "Da mesma forma, se você ensinar-lhes uma lição e depois de um belo exercício de mindfulness sair e chutar a fotocopiadora no corredor, eles vão perceber."

É essencial certificar-se que a liderança da escola também está em sintonia. Se eles estiverem apoiando você, você é já tem meio caminho andado.

Kelly adverte, no entanto, que não se deve esperar resultados imediatos. Em sua experiência o impacto do Mindulness varia de aluno para aluno e é difícil saber se a prática foi realmente assimilada. Alguns estudantes ficarão interessados imediatamente, enquanto outros não. Porém, ela aconselha iniciar um clube na hora do almoço para aqueles que estão realmente interessados. Mesmo que outros pareçam estar sonhando acordados e alguns podem mesmo cair no sono, isso não significa que eles nunca irão usar as técnicas.

"Havia um grupo eu estava ensinando há um ano e apenas um terço deles no momento parecia que estava realmente envolvido com a prática"- lembra ela. “Mas, cerca de três anos mais tarde, recebi um telefonema de um vigilante externo, que me pediu para ir para a sala de exames imediatamente”. Quando fui até lá, fiquei surpresa ao ver os mesmos estudantes fazendo uma prática de meditação em preparação para um teste que eles estavam prestes a fazer.

Mindfulness é uma tradução para o inglês da palavra SATI que significa “a capacidade de se lembrar”, e a ideia é de estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, mente, em nossos pensamentos e emoções. Ou seja, de nos lembrarmos de prestar atenção, a ter consciência de nós mesmos.

"Você estará lhes dando um kit de ferramentas. Se eles vão usar essas habilidades é com eles, mas as probabilidades são de que eles irão busca-las em algum momento."


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page