top of page

5 maneiras com que a baixa-estima domina sua vida e como fazer para mudar isso.


A baixa autoconfiança é um desafio que muitos adultos enfrentam. Aqui, vamos abordar cinco causas freqüentes de baixa auto-estima e como combater cada um deles.

1) Figuras de autoridade negativas

Damos muito poder às figuras de autoridade em nossa vida.

Quando damos permissão a alguém para nos dizer o que fazer, investimos muita confiança nessa pessoa. Esse nível de confiança é necessário para o sucesso da maioria das relações, mas pode causar graves consequências quando a figura de autoridade é excessivamente crítica, dura, cruel ou negativa.

A opinião delas sobre você se torna tão valiosa que é fácil aceitar seus julgamentos sobre você como fato.

Como mudar isso:

É importante perceber que você não pode mudar os outros.

Se você está preso a uma situação com uma figura de autoridade negativa, seu foco não pode ficar na tentativa de mudar seus comportamentos ou fazê-los respeitá-lo.

Em vez disso, você só tem controle sobre sua própria reação.

Se a situação for ruim o suficiente, você deve sair de perto dessa pessoa. Mas, se você optar por ficar, você precisará reconhecer suas reações aos comportamentos e palavras desta figura de autoridade.

Para cada comentário negativo que ela faz sobre você, lute em sua mente com um comentário positivo. Se ela diz: "Você sempre estraga tudo", lembre-se, "Eu sempre faço o meu melhor. Eu sou um trabalhador excelente que qualquer um teria sorte de ter.”

2) Relações negativas

Os mesmos princípios mencionados acima se aplicam aqui.

Quando você dá a alguém a sua confiança, é fácil acreditar em tudo o que dizem, mesmo quando eles estão dizendo algo sobre você. Às vezes nos enganamos acreditando que outras pessoas têm mais percepção sobre nós do que nós mesmos.

As opiniões objetivas podem ser úteis quando vêm de um lugar de encorajamento e não de julgamento. No entanto, isso nem sempre é o caso quando se trata de conselhos não solicitados.

Como mudar isso:

Na próxima vez que alguém fizer um comentário sobre seu comportamento, caráter, aparência ou habilidades, pergunte a si mesmo qual é a motivação do comentário. Ela está genuinamente mostrando compaixão, ou está lhe julgando, criticando e tentando controlá-lo?

Quando você pensa sobre quais são as intenções da pessoa, você pode descobrir que ela está projetando ou julgando.

Se você descobrir isso, você pode dar um passo atrás e perceber que as opiniões dela são exatamente isso - opiniões. Dê a si mesmo permissão para confiar nela e amá-la sem dar poder a seus julgamentos.

3) Culpa sobre escolhas anteriores

Sim, todos cometemos erros.

Quando você pensa sobre isso, porém, cada "erro" que você cometeu o levou a algo poderoso e positivo.

Mesmo os piores erros abrem portas para aprender, para trazer insights e mudança. Quando você se concentra nas consequências negativas das escolhas e sente culpa sobre elas, você cria um ciclo de baixa autoestima.

Como mudar isso:

Reconhecer os resultados positivos de "erros" ou "fracassos" é o primeiro passo para perceber que realmente não há tal coisa.

Se você está confuso em relação à culpa que sente sobre uma escolha específica que você fez, tente refletir sobre essa escolha um pouco mais. Veja se você pode descobrir maneiras pelas quais sua vida mudou para melhor.

Gaste algum tempo escrevendo sobre essa experiência. É importante anotar e solidificar suas descobertas.

Às vezes, tirar pensamentos de sua cabeça e colocando-os no papel ajuda você a olhar de uma outras perspectiva e ver o seu valor.

Pense em algo por que você se sente culpado e anote cada coisa positiva que você pode pensar que resultou dessa escolha, mesmo que seja, "Eu aprendi a nunca mais fazer isso de novo."

4) Metas irrealistas

É maravilhoso sonhar e pensar grande!

Alcançar as estrelas é uma tentativa digna, mas se é o seu único objetivo, você está se preparando para o fracasso.

Esse fracasso pode causar grandes problemas de auto-estima.

Muitas vezes, estabelecemos metas inalcançáveis ​​para nós mesmos, porque sabemos que não vamos alcançá-las. Isso reafirma as crenças negativas que temos sobre nós mesmos.

Como mudar isso:

A definição de metas é muito importante.

Ela nos ajuda a concentrar nossas paixões, necessidades e interesses.

Vá em frente e defina grandes metas para si mesmo, mas não se esqueça de definir pequenos marcos ao longo do caminho que você sabe que você será capaz de alcançar.

Ao estabelecer que você se tornará um sucesso, será mais provável que você realmente atinja seus objetivos.

Por exemplo, você pode querer ser um cantor famoso e ganhar um álbum de platina. Esse é um grande objetivo para se ter, mas se for o seu único objetivo, você vai acabar decepcionado.

Defina metas menores como:

• Cantar ao microfone em local público.

• Ganhar 300 fãs no Facebook.

• Gravar um álbum de demonstração.

• Encontrar um gerente.

A consecução desses objetivos exigirá menos tempo. O impulso pela confiança de alcançar "pequenos" objetivos irá ajudá-lo a chegar a alcançar seus grandes sonhos!

5) Comparação constante

É tão fácil comparar-nos aos outros atualmente.

As pessoas colocam o melhor de si nas mídias sociais, e nós nos convencemos de que estamos vendo o quadro completo.

Quando você está apenas olhando para um pequeno pedaço da vida de alguém - uma que eles escolhem para apresentar ao mundo - é fácil de comparar-se.

Como mudar isso:

Embora a melhor solução seja parar de comparar-se, isto é mais fácil dizer do que fazer.

Se você cair na armadilha de comparações, lembre-se que você está apenas vendo o que a outra pessoa quer que você veja.

Pense sobre as coisas que você compartilha com os outros - através de mídias sociais ou na vida real. Você provavelmente não está colocando cada falha ou experiência ruim à mostra, para que todos possam ver.

Isso não significa que você precisa julgar os outros. Em vez disso, isso significa que você pode se sentir feliz por alguém sem se sentir mal por si mesmo. Simplesmente não há informações suficientes para tirar conclusões e comparações reais.

Pode ser uma grande perda de tempo e fazer você se sentir horrível. Em vez disso, mostre compaixão e sinta alegria pela alegria dos outros.

Este artigo sobre auto-estima foi originalmente publicado na Academia MindValley.

Traduzido por Frances Zanandréa


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page